Examelexê
Beni Kadiweu Examemexe, 34 anos, é artesã e designer formada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), onde foi bolsista com o apoio do Programa Rede de Saberes. Desde criança, Beni esteve envolvida com a arte, incentivada por seu avô, que trazia influências tanto da aldeia quanto da cidade. Embora não se dedique à cerâmica tradicional Kadwéu, desenvolveu habilidades em outras técnicas, como por exemplo tranças, fibras de caraguatá, tecelagem e algodão.
Com uma forte conexão com a natureza, Beni aprendeu desde cedo a explorar os recursos naturais de forma sustentável e a transformá-los em arte, como o uso da resina extraída do palo santo: uma árvore nativa que produz uma resina usada para fins artísticos. Ela destaca a importância do apoio familiar para o desenvolvimento das habilidades artísticas indígenas.
Ao longo de sua trajetória, Beni percebeu que tinha um estilo único, especialmente ao trabalhar com materiais como barro, argila e pigmentos. Suas criações se destacaram na aldeia Alves de Barros, onde ela desenvolveu uma identidade artística marcada por esculturas diferentes.
PRODUTOS